Plano de Estudo para Concursos
Você que quer passar em um concurso de professor precisa organizar seu Plano de Estudo para Concursos.
Essa é uma das fases mais importantes e fundamentais para seu sucesso nos estudos. Se você conseguir seguir seu cronograma você estará indo rumo á sua aprovação.
COMO COMEÇAR
Para começar a montar seu Plano de Estudo para Concursos é essencial você identificar quais horários você tem disponível em cada dia da semana.
Escreva para cada dia da semana qual hora você conseguirá se dedicar para estudar. Verifique toda sua rotina desde horário de dormir, passando pelas refeições, trabalho, deslocamentos, saídas essenciais e compromissos.
Tente fazer algumas adaptações para ganhar mais tempo de estudo. Você pode fazer alguns sacrifícios que te ajudarão no futuro. Que tal diminuir em uma hora de seu tempo de sono e dedicá-lo para estudar? Ou quem sabe utilizar seu tempo de descanso após uma refeição para ver uma vídeo aula?
SEPARANDO AS MATÉRIAS
Após saber dia a dia em qual horário você irá estudar é precisa saber o que será estudado.
Para cargos de professores é preciso se dedicar basicamente em quatro disciplinas:
- Conhecimentos Pedagógicos;
- Matemática/Raciocínio Lógico;
- Português/Redação;
- Específica da sua formação;
A depender do concurso que deseja ou de algum edital específico você acrescenta mais alguma matéria, mas sugiro que faça isso apenas quando o edital for lançado. É o caso das disciplinas de Atualidades e de informática, por exemplo, que só vale a pena focar quando souber o que realmente irá cair.
DISTRIBUINDO AS DISCIPLINAS POR DIA
Agora que você sabe quais matérias estudar é preciso separá-las por dia e hora. A melhor forma que acredito ser mais eficiente é estudar duas disciplinas por dia.
Não estude apenas uma matéria por um longo tempo, pois seu cérebro precisa se acostumar a mudar de matéria ou assunto de forma tranquila, pois é assim que acontece na hora da prova.
Verifique então em um dia o tempo que tem e divida-o por dois e coloque duas matérias em cada parte. No dia seguinte pegue outras duas matérias. No terceiro dia repita as matérias do primeiro dia. Vá alternando um dia as disciplinas “A” e “B” no outro “C” e D” depois “A” e “B” e assim sucessivamente.
EXERCÍCIOS
É fundamental estar sempre praticando exercícios, pois é o que vai acontecer na hora da prova. Em uma semana reserve dois dias para só fazer exercícios. No começo faça exercícios separados por disciplina e a medida que for evoluindo faça simulados com todas as disciplinas.
Em outro artigo explico melhor como e onde pegar questões e como resolver questões de forma mais eficaz.
LAZER
Sugiro que sempre deixe um dia da semana para seu lazer. Isso é fundamental principalmente para seus relacionamentos. Diga as pessoas que você convive que naquele dia específico você dará um tempo de qualidade para elas.
Como sugestão pode ser o domingo onde você fará passeios, vai namorar, brincar com seus filhos, ir ao cinema entre tantas outras atividades.
EXEMPLIFICANDO
Vamos supor que você só tenha três horas por dia para estudar. Neste caso você estudaria assim:
- Segunda-feira: 01h30 para Conhecimentos Pedagógicos e 01h30 para Matemática/Raciocínio Lógico;
- Terça-feira: 01h30 estudando Português/Redação e 01h30 se dedicando a Específica da sua formação;
- Quarta-feira: 01h30 para Conhecimentos Pedagógicos e 01h30 para Matemática/Raciocínio Lógico;
- Quinta-feira: 01h30 estudando Português/Redação e 01h30 se dedicando a Específica da sua formação;
- Sexta-feira: 01h30 de Exercícios de Conhecimentos Pedagógicos e 01h30 exercitando Matemática/Raciocínio Lógico;
- Sábado: 01h30 de Exercícios de Português/Redação e 01h30 exercitando a Específica da sua formação;
- Domingo: Seu lazer.
INTERVALOS
Não esqueça de dar um pequeno intervalo de no máximo 15 minutos entre uma disciplina e outra onde você aproveita para beber uma água, esticar os músculos e preparar a troca de material.
DICAS FINAIS
Coloque o seu cronograma de estudos em uma tabela com várias semanas e vá riscando-a a medida que for cumprindo-a.
Tudo é uma questão de hábito. Com o tempo você irá cumprir seu Plano de Estudo para Concursos de forma tranquila e será até bem prazeroso.
Esteja sempre fazendo as adaptações necessárias, mas cuidado para não estar sempre mudando seu horário, pois a ideia é justamente criar o hábito diário.
Em caso de imprevistos em um dia de estudo, como por exemplo você ter que ir a um aniversário, você compensa em um período do dia de seu lazer.
Espero que você comece agora a fazer seu Plano de Estudo para Concursos.
Bons estudos e que Deus abençoe sua vida!
Abraços,
Everton Carlos